top of page
  • Instagram

Vagão da Serra - Hospedagem de Apartamento Temático

Livro #3
00:00 / 02:38

Que história é essa?

   Nos caminhos que trilham-se nesta jornada, meu leitor curioso, o próximo embarque literário talvez seja o mais de acordo com nossa temática enigmática. Pois agora poderás contemplar uma narrativa quase que inteiramente ambientada dentro de um vapor oriental. E não se engane, ele se alinha bem as narrativa que visitamos até agora. Embora, os amantes de casos criminais, talvez, sejam mais tragados por esta narrativa em específico.

    Não se pode negar que a literatura clássica em excelência nos traz grandes detetives. No entanto, há um detetive da ficção, um homem aposentado da polícia belga, cujos crimes solucionados são conhecidos há mais de um século. Poirot é o nome de sua linhagem. 

   Tentes vislumbrar, meu leitor, as paisagens nevadas que o vapor cruzava, a pouca visão que os passageiros desfrutavam do mundo afora, um mundo predominantemente branco, deserto, amaldiçoado a uma curta visão da tundra humilde. Quem poderia especular que aquela viagem, uma jornada de rotina ao povo europeu, teria o puro branco da neve maculado pelo pecado humano mais hediondo, condenado por todas as culturas do moderno ocidente.

  Observes então a personalidade fleumática de Poirot em sua viagem, deparando-se de súbito com um crime, enquanto voltava para Londres, um assassinato no meio do expresso, num vapor lotado de pessoas. Naturalmente a ideia mais ligeira seria de que o culpado estava próximo, pois estava dentro daquele trem, no entanto, haveria mais do que um punhado de desafios que revelariam que uma tarefa como esta, inicialmente se mostrada como simples, teria um desfecho muito além do que a humanidade poderia conjurar em sua mente, que até então pensava conhecer os limites da vilania de sua própria espécie. Entretanto, a maldade humana é um império cujos recursos são ilimitados e desconhece qualquer fronteira delimitada pelo bom-senso, ética ou moral.  

     Lembra-te desta profecia que vos faço, leitor, amante do conhecimento destes casos, contemplador da bestialidade humana através da arte literária, esta que não é um arte qualquer, mas uma que narra o âmago do ser humano, desde o pináculo de sua virtuosidade, até o mais baixo fosso de sua vilania.

bottom of page