
Vagão da Serra - Hospedagem de Apartamento Temático

Que história é essa?
Das histórias que te apresentei até agora, curioso leitor, talvez esta mais te assuste. Não pela forma como é contada, mas pela circunstância em que foi vivida. Afinal, até o mais ingênuo de nós em algum momento se questiona até onde é capaz de ir um ser humano, em sua esperança, e em sua crueldade.
Um já adulto, químico, italiano, receoso, cruzava seu país forçosamente, num vapor ensurdecedor, numa máquina que apesar de se mover em trilhos, parecia ser o próprio Caronte a levar almas para o sofrimento e a purgação. Entretanto, que grande comoção, essas almas ainda estavam vivas, e do sofrimento que as esperava, nem mesmo a mais vil delas merecia.
Não iam sentados confortavelmente, tampouco quentes e seguros do frio, não. Iam em vagões de carga, cujas frestas os permitia ser açoitados pela neve indiferente que os anunciava da pior tortura, do crime mais hediondo cometido pela raça humana. Todos já sabiam para onde se dirigiam, sabiam que naquele tempo, o mais obscuro em séculos de existência do homem, somente um lugar os esperava: os campos. Pudera imaginar, meu leitor tão contemplativo, que tal era o pavor que se instalou no coração de cada ser humano carregado por aquele Caronte mecanizado, chiando sobre os trilhos, chacoalhando-os de um lado para outro, apertados como um bando de animais, ainda que nem mesmo essa dignidade lhe era concedida.
Por mais tormentosa que pudesse ser aquela viagem, a primeira de alguns, a última de muitos. Fria, faminta, sedenta, adoentada, lúgubre, enfim…
Apesar de todo padecimento ali sofrido, nem mesmo um judeu queria que acabasse. Desejariam por cem anos ali permanecer, alimentando-se do que pudessem e bebendo dos flocos de neve que os torturavam, a chegar ao destino que lhes aguardava.
Talvez te perguntes, cauteloso leitor, que ser em sã consciência se manteria sob semelhante condição, ou que pavor tão incomensurável era esse que os aguardava quando o trem enfim cessasse seu movimento estridente, e o carrasco infernal os deixasse à margem dos campos de tortura? Convido-te a me acompanhar nessa descoberta com uma pergunta que move os que sofreram e os que causaram tal sofrer: É isto um homem?
